Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS MEDEIROS

DISCENTE: MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS MEDEIROS
DATA: 13/08/2014
LOCAL: SALA 7 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A MULTIMODALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS SOCIAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE

Multimodalidade. Leitura e escrita. Imagens e sentidos no texto.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A leitura e a escrita, na contemporaneidade, não se prende apenas a textos escritos por autores clássicos como em décadas passadas. Ler e escrever através do ensino de gêneros textuais diferenciados repletos de imagens e cores, hoje, é uma constante forma de imersão do aluno nas práticas sociais da linguagem imposta pelas novas tecnologias. O sujeito do século XXI precisa dialogar com os mais diversos textos, sendo que estes são constituídos de vários códigos semióticos, os quais têm como objetivo seduzir o leitor. O estudo desses gêneros é recente, porém os textos mais antigos, as pinturas rupestres, por exemplo, já apresentavam marcas do que hoje vem a ser conhecido como multimodais, uma vez que eram constituídos de desenhos que representavam cenas e, provavelmente, eram capazes de estabelecer comunicação com os seres que conheciam esses códigos.Nesse contexto, a escola deve proporcionar meios de inserir os alunos na leitura de textos que vão além do verbal, uma vez que a mídia está presente na vida dessas crianças e jovens e fazem uso de vários códigos semióticos com a intenção de seduzir os sujeitos e influencia-los cada vez mais. O marketing, por exemplo, intencionalmente tenta exercer no sujeito a persuasão para que estes consumam seus produtos sempre mais. Desse modo, há uma importância fundamental para que os leitores contemporâneos estejam preparados para o uso desse tipo de linguagem. Caso contrário, correm sérios riscos de se tornarem pessoas alienadas pela mídia. Partindo da ideia de que todo enunciado tem um propósito comunicativo, podemos entender que os textos multimodais que circulam na sociedade tem a função de influenciar, de algum modo, determinado grupo social. Nesse sentido, a comunicação que se dá pelos meios tecnológicos tende a ativar cada vez mais os sentidos dos interlocutores para que estes se sintam convencidos de determinada ideia. Assim, percebemos que, no contexto escolar, analisar essas inovações vai muito além de usar novos gêneros discursivos para interatuar com outros. A leitura de diferentes textos recorrentes nas práticas sociais diárias configura a necessidade da formação de sujeitos letrados, isto é, capazes de fazer uso da leitura e/ou da escrita, estabelecendo relações com imagem e palavra e traçando sentidos entre os mais distintos códigos semióticos, ampliando, dessa forma, o conjunto dos conhecimentos discursivos na construção de sentidos do texto.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO