Banca de DEFESA: JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA

DISCENTE : JAKECILENE LINDOLFO BARBOSA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Remoto pelo Meet

ENSINO DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA COM O LIVRO-IMAGEM ONDA (SUZY LEE)

Ensino de leitura. Semiótica discursiva. Livro-imagem. Estratégias de leitura.

Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do ensino fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. Encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por desvincular um pouco o ato de ler da habilidade de decodificar palavras, focando esta pesquisa na produção de sentido a partir da linguagem visual. Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de um livro-imagem. Considerando essa questão norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) para o ensino de leitura nas séries inicias do ensino fundamental. Almejando alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica discursiva e as categorias plásticas que constituem o texto visual; c) Analisar o livro Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido; d) Planejar estratégias e atividades pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee) com base em Solé (1998). Como referencial teórico, elencamos Geraldi (2015), Larrosa (2002), Koch e Elias (2014) e Solé (1998) – para refletir sobre as concepções e estratégias de leitura; Barros (2005), Fiorin (1990) e Lara & Matte (2009) – para estudar a semiótica do texto; Floch (2001), Girão (2014; 2017), Pietroforte (2020) e Ramos (2020) – para auxiliar na leitura do livro-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e foi organizado de acordo com o seguinte caminho teórico-metodológico: 1. Pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados – livros, artigos, dissertações e teses; 2. Análise semiótica de um objeto – o livro-imagem Onda (Suzy Lee); 3. Encaminhamentos pedagógicos para a leitura do objeto analisado. Tencionamos que a proposta de leitura elaborada, em formato de roteiro pedagógico, com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) possa auxiliar o trabalho de professores de Língua Portuguesa que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental, configurando-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura no “chão da escola” pública.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externa à Instituição - ELIANE APARECIDA MIQUELETTI - UFGD
Externa à Instituição - LUIZA HELENA OLIVEIRA DA SILVA - UFT
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 09:30