Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEBER LEITE DE LIMA

DISCENTE : CLEBER LEITE DE LIMA
DATA : 24/10/2022
LOCAL: meet.google.com/hda-jtua-inm

GÊNEROS DA CULTURA POPULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gêneros textuais/discursivos. Cultura popular. Livros didáticos.

O presente estudo desenvolve-se a partir da pesquisa e leitura do Guia de livros didáticos e de três coleções de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental anos finais disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)-2020. Foram escolhidas e analisadas as coleções Singular e Plural da editora Moderna, Tecendo Linguagens da editora IBEP e Araribá Mais Interdisciplinar Língua Portuguesa e Arte da editora Moderna todas editadas em 2018. A partir do levantamento dos gêneros da tradição oral (lenda, causo e conto popular), busca-se elucidar o seguinte questionamento: quais aspectos dos gêneros da tradição oral (lenda, causo e conto popular) são contemplados e estudados nas atividades propostas pelos Livros Didáticos analisados. E de que modo os gêneros literários da cultura popular podem contribuir para o ensino e aprendizagem da língua materna e para a valorização e reaproximação dos estudantes com a tradição cultural? Como objetivo geral, analisa a presença dos gêneros da tradição oral (lenda, causo e conto popular) em três coleções de Livro Didático do PNLD -2018. Como aporte teórico, além dos documentos oficiais orientadores PCN (1997) e BNCC (2018), ressaltamos Marcuschi (2002; 2003; 2008), Schneuwly e Dolz (2011) e Cascudo (2001, 2002 e 2012. A metodologia principal utilizada  foi pesquisa bibliográfica em documentos impressos e digitais como livros, artigos científicos, dissertações teses e documentos oficiais orientadores utilizando as teorias, dados e categorias já registradas por outros estudiosos. Ao final da pesquisa será apresentado um produto destacável, como exige o PROFLETRAS, com uma  série de sequências didáticas para trabalhar os gêneros da literatura oral popular (lenda, causo e conto popular).

Presidente - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA
Interna - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA