Banca de QUALIFICAÇÃO: FABÍOLA ADRIANA DE MACEDO BARROS

DISCENTE : FABÍOLA ADRIANA DE MACEDO BARROS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: Virtual

LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO SENTIDO DO SILÊNCIO EM VIDAS SECAS

Vidas Secas, silêncio, sentido, compreensão, escrita.

A presente pesquisa tem por intuito apresentar uma proposta de leitura e compreensão de textos como forma de contribuir para a formação de um leitor cidadão, crítico e contestador dos problemas sociais presentes na sua vivência. Acreditamos que essa abordagem se consolida direcionando o aluno a partilhar seus conhecimentos na leitura do texto, motivando-o, assim, a tornar-se um leitor proficiente e um produtor de textos competente. Nessa perspectiva, consideramos o aluno um construtor de sentidos dentro de um processo de interação leitor e texto, em um local onde seus saberes sejam valorizados, porque compreender os sentidos que há em um texto não só amplia seu conhecimento de mundo, como faz com que esse sujeito se descubra um construtor de sentidos, pois, enquanto construtor, ele pode manter diálogos com o texto, nascendo, assim, o coautor. Mostra-se relevante ressaltar ainda que nosso estudo visa a trabalhar a língua em suas modalidades oral e escrita, desvinculando-a de regras gramaticais descontextualizadas que tantas vezes são foco nas aulas de língua portuguesa. Além disso, pretende-se chamar a atenção do discente para o fato de que a língua não é estanque, pois é o uso que fazemos dela que a põe sempre em constante movimento e atualização. Trazemos a obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como meio condutor nessa pesquisa. Propomos trabalhar a obra inicialmente como contos, conforme publicada originalmente, só mais tarde tendo sido reunida sob a forma de romance. Partimos primeiramente da leitura e compreensão do texto para provocar empatia entre leitores e texto literário. Promovemos, assim, uma contribuição nos processos de leitura, compreensão e escrita de alunos do Ensino Fundamental, pois percebemos, principalmente nos últimos anos, que os alunos da escola pública vêm enfrentando maior dificuldade tanto na prática de leitura quanto na produção do texto escrito. Nossa proposta é orientada na perspectiva de retextualizar, no contínuo fala e escrita, as formas do silêncio que se observam na construção das personagens desumanizadas no livro. Nesse sentido, o texto literário é o suporte motivador para a compreensão dos sentidos que há nas palavras, gestos, olhares e “sons guturais” que revestem a vida árida das personagens. A compreensão desses silêncios será a base para reconstruir o texto da escrita para a oralidade próxima ao contexto de fala do aluno. Em seguida, feitas as observações necessárias, essa produção oral é recuperada mais uma vez para uma escrita mais “refinada”. Compreender e (re)vestir esse silêncio não só reumaniza Fabiano e sua família, como também leva o leitor a dialogar com o texto.

Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externa à Instituição - EVA CAROLINA DA CUNHA - UFPE
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 12:01