Banca de DEFESA: WALTER FERREIRA GONÇALVES

DISCENTE : WALTER FERREIRA GONÇALVES
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Ambiente virtual

MARCAS DE ORALIDADE NO CORDEL: DO LIVRO DIDÁTICO A UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EMBASADA NO GÊNERO

Marcas da oralidade. Gênero cordel. Livro didático. Retextualização. Sequências didáticas.

Pode-se afirmar que o cordel é um gênero textual que se vincula organicamente a uma tradição oral, mas cujo registro, em sua maior parte, se faz por meio da escrita. Devido à sua relativamente ampla divulgação e resistência ao longo das décadas, o gênero tem marcado sua presença não apenas nas livrarias, como também nos mais variados estudos acadêmicos e livros didáticos pelo país. Figuram como fontes de sabedoria popular, ricos em elementos linguísticos, de poesia e de diversidade temática. Apesar disso, ainda não há um material sistematizado e que seja capaz de reunir, de forma consistente e em número significativo, atividades produtivas sobre o gênero. Este é o foco de nossa pesquisa, que tem como objetivo geral analisar a feição híbrida de poemas de cordel no que concerne à presença de marcas tanto da oralidade quanto da escrituralidade bem como o tratamento dado a esse gênero nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro Didático 2020. Como objetivos específicos, pretendemos: a) examinar a linguagem utilizada nos poemas para identificação de elementos constitutivos de marcas da oralidade, como gírias, expressões menos prestigiadas e/ou estigmatizadas, expressões coloquiais, variações linguísticas e regionalismo; b) verificar a forma de abordagem do gênero cordel nos LDLP; e c) desenvolver uma proposta de ensino de língua portuguesa para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma abordagem de formato Sequência Didática (SD) do gênero cordel. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em estudos sobre o continuum oral-escrito (KOCH; OESTERREICHER, 2007); estrutura e funcionalidade da literatura de cordel no âmbito escolar (AMORIM, 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); estudos sobre gêneros textuais e retextualização (MARCUSCHI, 2008); processo de análise de textos (ANTUNES, 2010; REY-DEBOVE, 1996), com base teórico-metodológica do Sociointeracionismo (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004).

Presidente - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Interna - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - IFSC
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 17:33