Banca de DEFESA: JOSÉ EDINALDO MONTEIRO DA SILVA

DISCENTE : JOSÉ EDINALDO MONTEIRO DA SILVA
DATA : 14/12/2020
LOCAL: Videoconferência via meet

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO ESTÉTICO E DO ÉTICO: LEITURA E ANÁLISE DE POEMAS NO CRONOTOPO DE SALA DE AULA

Estético. Ético. Verbivocovisual. Ensino de Literatura. Cronotopo da sala de aula.

O projeto de pesquisa-intervenção, decorrente de reflexões da experiência acadêmica, no Mestrado Profissional da UFRN, e da nossa vivência com o ensino de Literatura em sala de aula, problematiza o tema do estético e do ético, sob a perspectiva do referencial teórico bakhtiniano. Partiu de algumas questões de pesquisa: i) Como propiciar espaço e tempo em sala de aula para um ensino de língua que privilegie a fruição e o senso estéticos dos alunos, em uma perspectiva discursiva, com o suporte da leitura de poemas? ii) De que forma a sistematização do estudo do estético e do ético pode contribuir, a partir do trabalho com gêneros discursivos da esfera artístico-literária, como o poema, para ampliar a percepção estética dos alunos? iii) De que maneira pode-se colaborar como professor-pesquisador para a sistematização e elaboração de material didático que busque a ampliação do espaço do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula? A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar, na perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin, como o estético e o ético, a partir da leitura literária, podem contribuir para ampliar a percepção estética, a partir do estudo do gênero discursivo poema, no cronotopo da sala de aula do Ensino Médio. Como objetivos específicos: i) Problematizar como o ensino de língua portuguesa, baseado nos gêneros discursivos, pode propiciar espaço e tempo na esfera de atividade escolar de forma a privilegiar a fruição e o senso estéticos, com suporte do gênero discursivo poema; ii) Contribuir para a sistematização de estudos acerca do gênero discursivo poema, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, do sujeito leitor e da leitura subjetiva; iii) Elaborar protótipo didático que privilegie a esfera artístico-literária, com apoio do gênero discursivo poema, sob uma abordagem discursiva, em uma perspectiva que busque a ampliação do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula. Teoricamente, o trabalho teve como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), quanto às concepções de linguagem, de estético e do ato ético, de gêneros discursivos e de cronotopo; bem como de alguns estudiosos de Bakhtin, como Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) e Casado-Alves (2012, 2018, 2020). Como aporte, também, se ancorou em Rojo (2012, 2015), sobre o conceito de protótipo como “estrutura vazada”. Além das contribuições de Annie Rouxel (2012, 2013), sobre o sujeito leitor, Rosiane Xypas (2017, 2018), acerca da leitura subjetiva; Candido (1995, 2012, 2016), para discutirmos a literatura e a formação do leitor de textos literários, e de Dias (2015, 2016), sobre a literatura na escola e na sala de aula. Além de alguns documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (2000) e a BNCC (2017), com atenção especial ao ensino de literatura. Teórico-metodologicamente, esta pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista sob a abordagem histórico-cultural de Freitas (2009). O corpus da pesquisa se constituiu a partir do material produzido no decorrer do cumprimento das etapas do protótipo (observação, notas de campo, questionários, entrevistas, atividades das oficinas), em construção processual. Quanto à pesquisa-intervenção, propusemos duas estratégias metodológicas, isto é, trabalhar com protótipos, que consistem em SDs flexíveis e de estrutura vazada, como propõe Rojo (2012), e aplicar as cinco macroetapas.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO