Banca de DEFESA: VERA LUCIA NASCIMENTO DA SILVA

DISCENTE : VERA LUCIA NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 27/11/2020
LOCAL: google meet - http://meet.google.com/jnn-dbmd-hon

A CANÇÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Ensino. Língua Portuguesa. Gênero Canção. Sequência Didática. Educação de Jovens e Adultos.

Este trabalho de intervenção surgiu da necessidade de buscar alternativas metodológicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de viabilizar uma aprendizagem mais adequada aos alunos dessa modalidade. Para isso, partimos das seguintes questões de pesquisa: 1) Como ensinar Língua Portuguesa de forma significativa para os estudantes da EJA utilizando canções? 2) De que modo o gênero canção pode ser inserido em um projeto de intervenção que possa contribuir para a ampliação das aprendizagens dos alunos da EJA? 3) Como proporcionar novas aprendizagem aos estudantes da EJA que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos? No sentido de responder a essas questões, partimos do gênero canção como uma possibilidade para a construção de aprendizagens para além do domínio de habilidades da leitura e da escrita, desafiando os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade com vistas à transformação social. Para isso, o objetivo geral do nosso trabalho consiste em produzir uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos utilizando o gênero canção. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de intervenção para a EJA a partir de canções; ii) elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita e o estudo sobre a língua utilizando canções crítico-reflexivas. Tomamos como aporte teórico: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Geraldi (2015) e Santos (2012) para a contextualização do ensino de Língua Portuguesa na EJA, pela necessidade compreendermos o contexto no qual estão inseridos os sujeitos da pesquisa com base na formação histórica em torno do ensino de língua materna; adotamos a abordagem de Zabala (1998) sobre as sequências didáticas como nossa escolha metodológica; e Costa (2002) quanto à relevância do texto literário sob a forma do gênero canção no ensino de  Língua Portuguesa; além das contribuições de Freire (1978; 1979; 1991; 2018) quanto ao trabalho voltado para alunos jovens e adultos fundamentado  na busca por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A metodologia é de natureza interventiva interpretativista que apresenta pressupostos gerais da pesquisa participante. A intervenção se deu em uma turma de quarto nível da EJA na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na Zona Norte da cidade de Natal/RN. Como resultados, destacamos a proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos e as sequências didáticas utilizando o gênero canção como produtos da pesquisa, bem como a ampliação da proficiência de leitura e escrita de forma significativa dos alunos participantes por meio do processo colaborativo de aprendizagens construídas a partir da aplicação das sequências didáticas.

Presidente - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Interna - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externa ao Programa - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA