Banca de DEFESA: PEDRO PAULO BARBOSA DE ALBUQUERQUE PINHO

DISCENTE : PEDRO PAULO BARBOSA DE ALBUQUERQUE PINHO
DATA : 13/08/2020
LOCAL: meet.google.com/msf-xmsx-pxh

PRÁTICAS ORAIS SOBRE O BOI SURUBIM: CONSCIÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ATRAVÉS DA ORALIDADE E DA ESCRITA

Projeto de letramento. Oralidade/Escrita. Saber local. Escrita. Pedagogia crítica.

O agudo descaso com a cultura local, no município de Madalena-CE, coloca em xeque a sobrevivência de uma das manifestações tradicionais mais relevantes para identidade cultural da cidade, o Boi-Surubim. Devido a essa problemática e à necessidade de se tornar o ensino-aprendizagem uma prática contextualizada e mais efetiva, mais próxima à realidade do aluno, é que esta pesquisa, de valor prático e acadêmico, foi desenvolvida. Ela tem, pois, como objeto de estudo, a prática cultural do Boi-Surubim, explorada a partir da necessária interconexão entre escola e comunidade. O estudo teve como objetivo geral investigar o impacto de um Projeto de Letramento voltado para o resgate e a preservação da tradição oral do Boi-Surubim em um contexto situado. Vinculados a esse propósito maior, quatro objetivos específicos foram traçados: 1) desenvolver um projeto de letramento com os alunos do 9º ano de uma escola pública que aliasse o trabalho da escrita e da leitura à preservação das práticas orais do Boi-Surubim; 2) articular os saberes provenientes da cultura local aos saberes da cultura escolar por meio de um projeto de letramento; 3) contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos do 9º ano em relação à importância da cultura local; 4) refletir sobre o papel do projeto de letramento como dispositivo didático para o (re)posicionamento identitário do professor. Esta pesquisa foi realizada, na Escola de Ensino Fundamental Paula Queiroz, tendo como principais colaboradores os alunos do 9º ano. Ela se fundamenta, teoricamente, nos estudos sobre letramentos (STREET, 1983; KLEIMAN, 1995, 2000; OLIVEIRA, KLEIMAN, 2008), nas discussões acerca da relação oralidade/escrita (MARCUSCHI, DIONÍSIO, 2007), nas ponderações sobre cultura e memória (BOAS, 2010; LE GOFF, 1990), nos estudos referentes aos projetos de Letramentos (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2014; OLIVEIRA, 2016) e nas contribuições da pedagogia crítica (FREIRE, 2018). Metodologicamente, trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativainterpretativista, com viés etnográfico (MOITA LOPES, 1994; BOGDAN, BIKLEN, 1991). As análises dos dados gerados por meio de instrumentos, tais como: observação e registro de condutas interacionais e procedimentos de busca informacional em sala de aula, notas de campo, registros de interações comunicativas via mídia digitais, entrevistas, depoimentos, registros fotográficos e textos produzidos em oficinas de letramento nos permitiram evidenciar que o projeto de letramento se mostrou um profícuo dispositivo didático (OLIVEIRA, 2016) capaz de transformar a realidade local, ressignificar nossa prática de ensino e promover o protagonismo discente.

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interna - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA