Banca de QUALIFICAÇÃO: VERIANA EMÍDIA MEDEIROS DE AZEVEDO SANTOS

DISCENTE : VERIANA EMÍDIA MEDEIROS DE AZEVEDO SANTOS
DATA : 30/04/2019
LOCAL: Auditório C do CCHLA

Atividades de retextualização para a aprendizagem e aquisição da escrituralidade: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental a partir da obra Pollyana, de Eleanor Porter

contínuo de oralidade e escrituralidade; retextualização; Pollyana

O projeto ora apresentado pretende elaborar uma proposta de intervenção para a aprendizagem e a aquisição da escrituralidade (cf. Koch/Oesterreicher 1990) no Ensino Fundamental a partir da obra Pollyana, de Eleanor Porter, e, ainda, analisar a junção (cf. Raible 1992), isto é, a expressão de relações semânticas, nos dados gerados durante tal intervenção, com o intuito de comprovar o impacto das ações executadas na aprendizagem e aquisição da escrituralidade pelos alunos-informantes. O corpus da pesquisa será constituído pelos textos produzidos pelos alunos-informantes ao longo de tais ações. A oralidade, entendida como a aproximação ao eu-aqui-agora, e a escrituralidade, entendida como a instauração de um não-eu, um não-aqui e um não-agora no discurso (cf. Koch/Oesterreicher 1990; Castilho da Costa 2017), constituem, do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (doravante, TD), um contínuo de realizações de textos e gêneros que veiculam diferentes variedades linguísticas. Por meio de atividades de retextualização (cf. Marcuschi 2005), isto é, de deslocamento de textos nesse contínuo, busca-se propiciar aos alunos o contato com as variedades linguísticas, bem como com as tradicionalidades (cf. Kabatek 2006) e formas de organização dos textos da escrituralidade. Na primeira fase do projeto, voltada à intervenção, desenvolver-se-á um guia de leitura e produção de textos com atividades de retextualização a serem executadas durante e após a leitura coletiva da obra literária em tela. Tais atividades culminarão com a produção de capítulo suplementar à obra pelos alunos-informantes. Em um segundo momento, serão analisados, com base na anotação semi-automática no programa Tradisc, os recursos de junção nas produções textuais anteriores e posteriores ao projeto de intervenção, a fim de avaliar o grau de impacto dessa intervenção. Nessa avaliação, prevê-se um deslocamento das produções textuais dos alunos em direção à escrituralidade, como indício de aprendizagem e aquisição das TD e variedades linguísticas veiculadas pela obra Pollyana. Busca-se, assim, contribuir para o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma abordagem teórico-metodológica que leva em conta questões relacionadas à variação textual e linguística e à criatividade dos falantes.

Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interna - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Externo ao Programa - 2312982 - ERIK FERNANDO MILETTA MARTINS
Notícia cadastrada em: 14/03/2019 07:15