Banca de DEFESA: ANDRÉA SILVA ANDRADE

DISCENTE : ANDRÉA SILVA ANDRADE
DATA : 03/12/2018
LOCAL: Auditório D CCHLA

AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (5º ANO): CAMINHOS E DESCAMINHOS

Aquisição e desenvolvimento da escrita. Alfabetização. Projeto de letramento. Agentes de letramento.

Muitos são os desafios de uma criança até conseguir aprender o código da escrita. Esse é um aprendizado lento e para alguns, o processo de aprendizagem se estende mais que o esperado. Essa foi a realidade encontrada em uma turma de ensino fundamental I de uma escola pública do município de São Gonçalo do Amarante: alunos na faixa etária compreendida entre 11 e 15 anos e que foram sendo promovidos pela escola até chegar ao 5º ano sem conseguir executar atividades de escrita de qualquer natureza e, por isso, muito resistentes às propostas que lhes foram inicialmente apresentadas.  Nesse contexto, elegemos como objetivo geral desta pesquisa, promover  a ressignificação do ensino de escrita através de uma proposta de trabalho com foco nas práticas de natureza identitária. O dispositivo didático utilizado foi o  projeto de letramento entendido como uma alternativa didática para o trabalho com leitura e escrita. Para alcançarmos tal objetivo geral, trabalhamos com vistas aos seguintes objetivos específicos: i) identificar as necessidades de aprendizagem da língua escrita evidenciadas nos “erros” de escrita dos alunos; ii) explicitar os caminhos e descaminhos enfrentados por nós e pelos nossos alunos até alcançarmos a escolha mais adequada das práticas sociais envolvidas na pesquisa  iii)  observar a contribuição do projeto de letramento para a ressignificação do ensino da leitura e escrita em LP.  Juntamente com eles, estabelecemos como atividades de escrita identitárias a produção de sua autobiografia, a qual foi escrita passo a passo, através de áudios, entrevistas, autorretratos, histórias lidas sobre seus ídolos para inspiração pessoal, linha do tempo, aproveitando todas as possibilidades que um projeto de letramento sempre dispõe. Esta pesquisa se ampara, teoricamente, nos estudos de letramento (BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014),  de aquisição da língua escrita (CAGLIARI, 1991; FAYOL, 2014; KOCH, 1995; LEMLE, 1987; MASSINI-CAGLIARI,1997) e na linguística textual (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2011). Metodologicamente, este estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma abordagem denominada de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Nossa compreensão, a partir das análises realizadas é que apesar de alguns “descaminhos” aos quais estamos sujeitos em qualquer prática, existem caminhos e esses, só são possíveis quando nos dispomos a agir de forma colaborativa, nos tornando, professores e alunos, efetivos agentes de letramento (KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010).

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interno - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL - UERN
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 14:57