Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE DA SILVA MELO

DISCENTE : JOSIANE DA SILVA MELO
DATA : 23/11/2018
LOCAL: Auditório A CCHLA

GÊNERO SEMINÁRIO: uma proposta pedagógica para o ensino do oral na escola

Gêneros Textuais. Seminário. Sequência didática.

Compreendemos que um dos princípios do ensino da língua materna é ensinar o aluno a interagir linguisticamente em diferentes contextos. Com isso, o domínio dos gêneros textuais, tanto escritos quanto orais se faz necessário, pois é por meio deles que interagimos socialmente. No entanto, temos observado que as escolas, geralmente, priorizam o trabalho com os gêneros escritos e os gêneros orais são utilizados, muitas vezes, como pretexto para se trabalhar a escrita. A motivação para a realização desta pesquisa surgiu a partir da preocupação ao pouco espaço oferecido à modalidade oral em sala de aula, bem como a falta de orientação e organização no desenvolvimento dessas práticas, especialmente na produção do seminário, foco da nossa pesquisa. À vista disso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento da produção oral em sala de aula, visando refletir sobre essa atividade, por meio da análise de uma intervenção didática com o gênero seminário em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, nos apoiaremos nas concepções teóricas de Bakhtin no que concerne aos estudos do gênero, aplicadas ao modelo didático de seminário apresentado por Dolz et. al. (2004). O estudo se trata de uma pesquisa-ação que está associada à abordagem qualitativa e como estratégia metodológica trabalharemos com as sequências didáticas como posto por Schneuwly (2004).

Externo à Instituição - CARLOS BEZERRA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LUBIA DE MEDEIROS MAIA