Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILIA NEVES ORTIZ

DATA : 08/11/2018
LOCAL: Auditório 04 do Instituto Ágora

LEITURA NÃO LINEAR DE CONTOS E REESCRITA GUIADA POR UM EBOOK INTERATIVO

Contos. Ebook. Leitura literária. Novas TIC’s. Produção textual escrita.

O presente trabalho é um relato de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em sala de aula da disciplina de Língua Portuguesa que concilia a criação, execução e análise de um produto educacional, um livro digital interativo (ebook), ao estudo de contos e a reescrita. Através de links, ele indica leituras, vídeos animados, questionários interpretativos e proposições de reescrita, funcionando assim, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticasde leitura literária e produção textual escrita, aproximando a sala de aula do novo perfil de alunos, considerados como “nativos digitais”. O público ao qual esse trabalho se destina é de alunos do fundamental II deuma escola da rede pública estadual, situada no município de Parnamirim-RN. Esse projeto surgiu a partir de questionamentos feitos pelos próprios alunos. Eles questionavam se podiam utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e se podiam expressarem suas próprias opiniões, reescrevendo as histórias lidas. Espera-se com o ebookcontribuir para superar a necessidade dos alunos de lerem e escreverem de forma mais autônoma e significativa, ao mesmo tempo, modernizar as aulas. A metodologia é baseada na pesquisa-ação. A base teórica fundamentou-se em autores como Candido (2017), Braga e Ricarte (2005), Gotlib (1999), Kenski (2012),Moisés (2006), entre outros.

Interno - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo ao Programa - 3064681 - JOAQUIM ADELINO DANTAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 08:20