Banca de DEFESA: CAMILA FLAVIA SOARES DE FIGUEIREDO MENDES

DISCENTE : CAMILA FLAVIA SOARES DE FIGUEIREDO MENDES
DATA : 22/08/2018
LOCAL: Auditório C do CCHLA

LEITURA LITERÁRIA NO 6º ANO: UMA EXPERIÊNCIA COM A ANTOLOGIA POEMAS QUE ESCOLHI PARA AS CRIANÇAS, DE RUTH ROCHA

Letramento literário. Poesia brasileira. Antologia de poemas. Oralização de poemas.

Este trabalho, de natureza interventiva, parte das reflexões e estudos existentes sobre o papel da literatura na formação dos sujeitos e da importância de sua presença na sala de aula, bem como da constatação de que, de maneira geral, a escola explora apenas lateralmente as possibilidades do texto literário e de seu caráter humanizador, sobretudo do texto poético. Estudos e práticas de sala de aula também apontam para a necessidade de buscar novas formas de trabalhar com a poesia, que possam atrair a atenção e o interesse do jovem leitor, favorecendo a projeção de sua subjetividade na leitura e na construção de sentidos. Entendendo o letramento literário enquanto um processo que não necessariamente se inicia nem termina na escola, mas para o qual ela é de fundamental importância, desenvolvemos esse trabalho em uma turma do 6º ano de uma escola pública estadual situada em Natal/RN. Com o objetivo de contribuir com o processo de letramento literário dos alunos, construímos nossa sequência básica de letramento baseada em Cosson (2007), adaptando-a ao gênero poema. Privilegiamos a oralização como importante auxiliar na construção dos sentidos do texto poético e como meio de tornar atraente e significativa a experiência de leitura(PINHEIRO, 2015)pela corporeidade, no que se configura como performance (ZUMTHOR, 2007). Empreendemos esse processo a partir do livro Poemas que escolhi para as crianças: antologia organizada por Ruth Rocha (2013), que apresenta capítulos agrupados por temas, com uma grande diversidade de autores de épocas distintas. Além dos já citados, o aporte teórico foi baseado principalmente em Candido (1995;1996; 2002), Zilberman (2008; 2012), Pinheiro (2002; 2006) Iser (1979), Todorov (2010), Paulino e Cosson (2009). Acreditamos que a prática de letramento realizada apresentou contribuições importantes para o desenvolvimento das habilidades de linguagem e de percepção sensorial dos discentes.

Presidente - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS