Banca de DEFESA: MARIA ESTELA LIMA DA COSTA AMURIM

DISCENTE : MARIA ESTELA LIMA DA COSTA AMURIM
DATA : 23/08/2018
LOCAL: Auditório C

Pronome relativo: articulação oracional e produção escrita

Pronome relativo. Articulação oracional. Produção escrita. Linguística Funcional

Apresentamos, aqui, uma proposta de trabalho com o pronome relativo em uma turma de 9º ano do ensino fundamental calcada na perspectiva funcional de ensino de língua. O objetivo é aprimorar o uso do pronome relativo em situação de escrita monitorada de alunos dessa etapa de escolarização. Trata-se de uma pesquisa interventiva, de natureza qualitativa, portanto, com foco na interferência do pesquisador na realidade investigada. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática, composta por diversas atividades, nas quais foram estudados os pronomes relativos, seus usos e seu papel na articulação de porções textuais. Ancoramo-nos teórico-metodologicamente na Linguística Funcional de vertente norteamericana (FURTADO DA CUNHA, OLIVEIRA, MARTELOTTA, 2015), particularmente na correlação dessa abordagem com o ensino de língua portuguesa, com base em Oliveira e Cezario (2007), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2014), Oliveira e Wilson (2015) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Como resultados, destacamos que os alunos a) em suas produções escritas e nas atividades aplicadas para o emprego intuitivo do pronome relativo, usaram predominantemente o que, fato que relacionamos ao princípio da marcação e à universalização desse pronome; b) empregaram os pronomes relativos de maneira adequada nos ambientes preposicionados, ainda que minimamente; c) compreenderam as orações genitivas não canônicas como variantes possíveis na língua e passíveis de emprego em seus textos, embora considerando a forma canônica como a mais correta; d) após as revisões das atividades e dos textos escritos, apresentaram certo avanço quanto ao emprego mais monitorado do pronome relativo, pois usaram-no na produção escrita final de forma mais cuidadosa; e) na última versão, conseguiram melhorar a escrita do artigo de opinião, quanto aos aspectos estruturais e linguísticos, a partir da revisão e da reescritura realizadas. Constatamos, assim, que a sequência didática aplicada proporcionou aos alunos uma nova visão sobre os usos linguísticos e sobre a necessidade de adequá-los a diferentes eventos comunicativos. Nesse contexto, inserem-se a compreensão e o emprego de pronomes relativos como mecanismos de conexão textual em produções escritas monitoradas, a exemplo do artigo de opinião.

Presidente - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES