Banca de DEFESA: ADRIANA HANAYÁ FERREIRA CABRAL

DISCENTE : ADRIANA HANAYÁ FERREIRA CABRAL
DATA : 07/06/2018
LOCAL: Sala 4 da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN

ASSEMBLEIA DE CLASSE COMO EVENTO DE LETRAMENTO: entrelaçando saberes e fazeres...

Assembleia de classe. Evento de letramento. Leitura, escrita e oralidade.

A necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2009; FARACO, 2009);  nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2006; TINOCO, 2008; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento.  Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA