Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ESTELA LIMA DA COSTA AMURIM

DISCENTE : MARIA ESTELA LIMA DA COSTA AMURIM
DATA : 12/09/2017
LOCAL: Sala 314

Pronome relativo: articulação oracional e produção escrita

Pronome relativo. Articulação oracional. Produção escrita. Linguística Funcional

Apresentamos, aqui, uma proposta de trabalho com o pronome relativo em turma de 9º ano do ensino fundamental calcada na perspectiva funcional de ensino de língua. O objetivo é aprimorar a produção textual de alunos dessa etapa de escolarização em situação de escrita monitorada. Trata-se de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, portanto, com foco na intervenção do pesquisador na realidade investigada. Para tanto, será desenvolvida uma sequência didática, composta por diversas atividades, nas quais serão estudados os pronomes relativos, seus usos e seu papel na articulação de porções textuais. Ancoramo-nos teórico-metodologicamente na Linguística Funcional de vertente norte-americana, particularmente na correlação dessa abordagem com o ensino de língua portuguesa, com base em Oliveira e Cezario (2007), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2014), Oliveira e Wilson (2015) e nos parâmetros curriculares nacionais (BRASIL, 1998). A intervenção pedagógica encontra-se em fase inicial de aplicação, razão pela qual ainda não há resultados.

Presidente - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Interno - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO