Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE NAYARA RAIMUNDO GUEDES

DATA : 06/09/2017
LOCAL: Auditório B

METAMORFOSES: DA LEITURA LITERÁRIA À PRODUÇÃO TEXTUAL

Leitura literária, Produção textual, Metamorfoses, Ovídio.

No ensino de Língua Portuguesa de escola pública são perceptíveis as dificuldades de parcela considerável dos alunos em ler um enunciado mais complexo, compreender corretamente textos. Neste contexto escolar, os alunos não leem textos literários, há a falta de leitura regular, a leitura por deleite, por fruição ou até mesmo por obrigação escolar. Em geral, recusam-se e muitos afirmam se aborrecer com a leitura de textos literários.A falta de leitura de bons textos reflete negativamente na escrita dos alunos. Com frequência, eles não conseguem expressar-se com palavras adequadas e, sendo assim, não escrevem adequadamente o que pensam, resultando na imprecisão das ideias escritas e nos consequentes problemas de argumentação. Diante desse cenário de má leitura e péssima escrita foi proposto um estudo do livro Metamorfoses, de Ovídio, com os objetivos de favorecer o aprimoramento da habilidade da leitura, da produção textual oral e escrita, bem como favorecer o incremento do conhecimento cultural. Para este estudo utilizamos como base considerações de Candido (1995), e de Llosa (2004) para o método de estudo dos textos literários; assim como considerações de Campbell (1990) e Calvino (1995) para o estudo do mito. Para a produção textual, valemo-nos da sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e, para o uso em sala, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN.

Presidente - 1513790 - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo ao Programa - 1285507 - IZABEL SOUZA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 03/09/2017 23:24