Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMARA RIBEIRO GOMES DA CUNHA LIMA

DISCENTE : SIMARA RIBEIRO GOMES DA CUNHA LIMA
DATA : 25/08/2017
LOCAL: sala do orientador, 308

LEITURA DE CONTOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA: REGIONALISMO E HUMOR NOS CONTOS DE MANOEL ONOFRE JÚNIOR.

Ensino.  Literatura.  Letramento. Onofre Júnior

O ensino de Literatura tem sido negligenciado ao longo das últimas décadas na Educação Básica, principalmente em escolas públicas. Por esse motivo e, cientes da importância do conhecimento veiculados nos textos literários na construção da aprendizagem dos alunos enquanto cidadãos, é que optamos por ensinar literatura. Destarte, o presente trabalho traz uma proposta de intervenção em sala de aula, aplicada na série do 8º ano da Escola Municipal Manoel João Barbosa, situada na zona rural do município de Logradouro no estado da Paraíba. Nosso objetivo maior é desenvolver a competência leitora de textos literários do aluno com o foco em sua transformação crítico-social e cultural. Para isso, levamos o letramento literário para a sala de aula através da aplicação de leitura de contos que integram o livro Chão do simples (2014), de Manoel Onofre Jr., tendo como unidade temática o humor e resíduos da tradição regionalista. Para que possamos atingir esse objetivo, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) Inserir a leitura de textos literários de forma significativa na turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, como meio de prover aos alunos o conhecimento indispensável para o seu desenvolvimento humano; b) motivar no aluno o interesse pela leitura de textos literários, com o intuito de aguçar neste aluno o desejo de ler; c) proporcionar aos alunos condições necessárias à produção de contos regionalistas, a  partir de suas vivências e das experiências com os contos  lidos, para que seja analisado o grau de evolução de cada aluno em relação a sua formação leitora e escritora;  d) produzir uma Antologia com os contos escritos pelos alunos e divulgá-la em um evento para a comunidade escolar. Como se trata de experiência de leitura em sala de aula, este estudo adota o modelo de sequência didática básica, segundo a sistematização de Rildo Cosson (2014). em seu livro: Letramento Literário: teoria e prática que, estrutura-se em torno de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Este trabalho tem como aporte teórico Rildo Cosson (2014), Antonio Candido (1995), em seu ensaio “O direito à literatura”; a sistematização crítica de Antoine Compagnon (2009), presente em sua obra Literatura para quê?, o ensaio de Leyla Perrone-Moisés (1996), “Literatura para todos. Os referidos autores trazem reflexões para se pensar acerca da pertinência e do papel da literatura na vida dos indivíduos, seja como instrumento de crítica social, na formação cidadã, seja na sua formação intelectual e cultural.

Presidente - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 25/08/2017 11:41