Banca de QUALIFICAÇÃO: ANACYARA CELLY DA SILVA LIMA

LOCAL: A definir

Letramento Literário através da leitura de Sherlock Holmes

Palavras-chave: LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, LITERATURA

O ensino da literatura é de extrema relevância para a formação integral do indivíduo quanto cidadão. É preciso, porém, rever a forma de se trabalhar o texto literário na escola, aplicando metodologias e propondo atividades de leitura que levem ao letramento literário, de forma que contribua para a vida social e cognitiva do sujeito, levando-o a desenvolver sua capacidade de crítica e argumentação, além de fazê-lo compreender o mundo em que vive e se sentir parte dele. O letramento literário pode ser entendido como as práticas de leitura literária como função social e colabora para a sua formação como leitor independente. Assim, esse trabalho busca discutir a importância do letramento literário e apontar caminhos para o ensino de literatura na escola. Nessa perspectiva, buscamos destacar os benefícios que o trabalho com o texto literário, mediado adequadamente, pode oferecer para a formação social e leitora do aluno.  Apresentamos, portanto, reflexões sobre a importância da leitura, o conceito de letramento literário, e propomos uma sequencia básica, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2014a), a partir da leitura literária da obra clássica Sherlock Holmes. Nossa proposta busca priorizar a leitura  por fruição, despertando o prazer pelo contato com o texto literário. Como espaço social da aplicação da proposta, escolhemos uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do estado em Natal/RN. Utilizamos a pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, nas obras de Antoine Compaggnon (2009) Candido (1995), Lajolo (2000), Kleiman (1995, 2002), Soares (2003, 2009), Cosson (2014), entre outros autores.

Presidente - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS