Banca de DEFESA: MANUELLA QUEIROZ DA SILVA

DISCENTE : MANUELLA QUEIROZ DA SILVA
DATA : 29/03/2017
LOCAL: AUDITÓRIO D DO CCHLA

O FUNK E A LEITURA DIALÓGICA DE SUJEITOS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DA LINGUAGEM

Gênero discursivo; funk; leitura; relações dialógicas;  protótipo de ensino.

Em busca do (re)conhecimento do sujeito social representado nas letras do funk que são utilizadas como instrumentos para a reflexão no ambiente escolar, propomos o presente trabalho que envolve os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O estudo em questão tem como aporte teórico Mikhail Bakhtin (2011), juntamente com as discussões que envolvem o conhecido Círculo de Bakhtin. Partindo das leituras feitas pela turma, o sujeito social encontrado nas letras das músicas do gênero discursivo funk foi amplamente discutido nas rodas de conversa, por meio das atividades constantes no protótipo de ensino. Entendendo que a dialogicidade discursiva também se perfaz no ato da leitura, procuramos compreender o enunciado concreto, permeado através do gênero discursivo lÍtero-musical funk, na tentativa de (re)conhecer as vozes existentes, bem como de onde vêm essas vozes, que valores as representam e se aquelas se comunicam e se identificam com as vozes dos alunos envolvidos na pesquisa. Nosso trabalho também se inspira nas formulações feitas por Rojo (2015) sobre protótipos de ensino por ela preconizados, bem como em estudos sobre a leitura em sala de aula em Geraldi (1997). Ao final, temos como produto dos estudos realizados um protótipo de ensino usando o gênero funk como pano de fundo. Os alunos produziram textos que envolvem a reflexão sobre o gênero discursivo funk em que puderam se posicionar ativamente frente às questões das letras trabalhadas em sala de aula. Essa pesquisa procura contribuir para a formação de leitores críticos e responsivos, capazes de usar a linguagem em qualquer situação comunicativa e, antes de tudo, cidadãos conscientes e minimamente proficientes na leitura.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - LUCIANE DE PAULA - UNESP
Externo à Instituição - RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 22/03/2017 08:51