Banca de DEFESA: LIANA MARIA LEMOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : LIANA MARIA LEMOS DE OLIVEIRA
DATA : 17/03/2017
LOCAL: AUDITÓRIO C DO CCHLA

ArgumentAÇÃO via projeto de letramento

projeto de letramento; ensino-aprendizagem de escrita; argumentação.

Este projeto de intervenção visa à ressignificação de práticas de leitura e escrita de textos da ordem do argumentar. Buscando romper com o ensino tradicional de Língua Portuguesa, ele tem como eixo condutor o interesse de um grupo de estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de se preparar para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Esses alunos são atendidos, em horário adicional, em um cursinho particular na cidade de Santo Antônio, zona agreste do Rio Grande do Norte. Teórica e metodologicamente, fundamentam este projeto de intervenção quatro aportes centrais: a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN [1952-1953] 2011; [1929] 2009); os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET [1995] 2014); a pedagogia de projetos (KILPATRIK, 1972); a Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009). Os dados foram gerados ao longo do ano letivo de 2015, por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). Nesse projeto de letramento, para atender a situações específicas de comunicação, foram escritos (e reescritos) textos de diversos gêneros, tais como: cartas, convites, artigos de opinião. Essas peças de escrita levaram os participantes do projeto à realização de uma rede de atividades, sendo uma de especial relevância para o grupo: uma visita orientada ao IFRN. Além disso, discentes e docente vivenciaram um debate regrado com a participação de agentes externos ao cursinho e decorreu desse debate a produção de outros textos da ordem do argumentar. A análise dos dados sinaliza que essas práticas de escrita, desenvolvidas de forma colaborativa, prepararam os estudantes para o enfrentamento do Exame de Seleção do IFRN, razão por que houve uma significativa conquista de vagas no grupo. Outro ganho, ainda mais importante, foi a compreensão de que argumentar é uma técnica crucial para demandas cotidianas e, por isso, saber argumentar subsidia o cidadão a responder, com mais autonomia, às problemáticas que a vida em sociedade nos impõe.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO - UFS