Banca de DEFESA: LUCIANA DE FRANÇA LOPES

DISCENTE : LUCIANA DE FRANÇA LOPES
DATA : 15/03/2017
LOCAL: Sala 4 da ECT

ROSANA, CADÊ AS MINHAS ROSAS? Da tradição oral à escrita de contos da Praia de Muriú.

Letramento. Projeto de letramento. Patrimônio Cultural Local. Oralidade e escrita.

Projeto de intervenção de vertente etnográfica, situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), com vistas à ressignificação de práticas de escrita por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). A proposta foi desenvolvida em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) formada por alunos do 8o ano do Ensino Fundamental e pela professora-pesquisadora da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, além de agentes externos à comunidade escolar. Nesse projeto, produzimos um vídeo-livro de contos elaborados a partir de relatos de tradição oral que circulam na comunidade da Praia de Muriú, distrito de Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, buscamos: i) mapear os relatos de tradição oral local; ii) verificar como o registro dos relatos de tradição oral da comunidade contribuíram para o desenvolvimento de práticas situadas de escrita; iii) ampliar competências de leitura e escrita; iv) analisar os aspectos que caracterizaram essas práticas no ensino da escrita; v) produzir um livro com os relatos de tradição oral local, valorizando a cultura da comunidade. A geração de dados teve início no segundo semestre de 2015 por meio de registro em vídeo e em fotografia de diversos eventos de letramento (HAMILTON, 2000), tais como: duas palestras, duas aulas de campo, visitas a moradores da comunidade de Muriú. A partir desses eventos, várias sessões de escrita e de reescrita colaborativa foram desenvolvidas. A análise dos dados apontou que o projeto de letramento contribuiu para a ressignificação do trabalho com a escrita no contexto escolar, especialmente porque ofereceu concretude ao continuum entre oralidade e escrita.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo ao Programa - 1929360 - ANA VIRGINIA LIMA DA SILVA ROCHA