Banca de DEFESA: ANA DEBORA CUNHA DE SOUZA

LOCAL: AUDITÓRIO C DO CCHLA

GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS:

LEITURA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Leitura. Multiletramentos. Gêneros discursivos multimodais. Sequência didática.

Ao analisarmos os índices da Prova Brasil (2013), destinada à série final do ensino fundamental II, constatamos carência na formação dos estudantes, que se espera, dentre outras conhecimentos, provavelmente, serem capazes de inferir os sentidos produzidos pela associação da linguagem verbal e da linguagem não verbal em textos multimodais. A partir desses resultados e dos resultados de avaliação diagnóstica, construímos esta proposta de intervenção pedagógica, norteada por uma sequência didática, nos moldes propostos por Schneuwly e Dolz (2001), a pesquisa, de natureza interpretativista e interventiva, tem como sujeito os alunos do nono ano, da turma C, da Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante, com o objetivo principal é formar leitores proficientes, capazes de compreender o sentido  de textos multimodais de acordo com os multiletramentos exigidos pela sociedade contemporânea. Fundamentam nossa proposta de intervenção pedagógica a compreensão dialógica da linguagem de Bakhtin (1997), a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos,  os estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, o pensamento de Paulo Freire (2011) sobre leitura, as perspectivas de Solé (1998) sobre estratégias de leitura e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Constatamos também que, ao final dessa sequência didática, os alunos estão aptos para: reconhecer a associação de elementos verbais e elementos imagéticos na composição dos textos multimodais, formular estratégias de leitura que viabilizem a compreensão de textos multimodais e identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações ou intenções comunicativas referentes à multimodalidade dos textos.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS