Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA DEBORA CUNHA DE SOUZA

DISCENTE : ANA DEBORA CUNHA DE SOUZA
DATA : 08/08/2016
LOCAL: SALA DO DELET

ESTUDO DO SENTIDO EM GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.

Relação de sentido. Gêneros discursivos multimodais. Sequência didática;.

Ao analisarmos os índices da Prova Brasil (2013), destinada à série final do ensino fundamental II, constatamos um déficit relevante dos estudantes, que se espera, dentre outras competências, provavelmente serem capazes de inferir o efeito de sentido de linguagem verbal e não verbal em textos multimodais. Construímos, a partir desses resultados e dos resultados de avaliação diagnóstica, esta proposta de intervenção pedagógica, norteada por uma sequência didática, subsidiada por Schneuwly e Dolz  (2001), com os alunos do nono ano, turma C, da Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante, com o objetivo principal de formar leitores proficientes, capazes de compreender a relação de sentido em textos multimodais de acordo com os multiletramentos exigido pela sociedade contemporânea. Esperamos que, ao final dessa sequência didática, os alunos também tenham desenvolvido competências para produzir textos multimodais utilizando a escrita como prática social. Fundamentam nossa proposta de intervenção pedagógica a compreensão dialógica da linguagem de Bakhtin (2011), a concepção bakhtiniana de gêneros discursivos,  os estudos de Rojo (2012) sobre multiletramentos, o pensamento de Paulo Freire (2011) sobre a leitura e seus elementos básicos: sujeito (leitor), objeto (texto) e as condições sociais de produção e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apresentam, dentre outros objetivos de ensino, considerar possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não verbais, para que ao final do ensino fundamental, os alunos possam adquirir competências leitoras para compreender múltiplos textos e textos multimodais.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 05/08/2016 14:19