Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE FRANÇA LOPES

DISCENTE: LUCIANA DE FRANÇA LOPES
DATA: 22/03/2016
LOCAL: Sala 4 da ECT

PASSEIO PELO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MURIÚ: práticas de escrita.

Letramento. Projeto de letramento. Patrimônio Cultural Local.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este é um projeto de intervenção de vertente etnográfica, situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), com vistas à ressignificação de práticas de escrita por meio de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008). A proposta está sendo desenvolvida em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) formada por alunos do7o ano do Ensino Fundamental, pela professora de História e pela professora-pesquisadora da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, além de agentes externos à comunidade escolar. Neste projeto, temos a meta de produzir um livro de relatos de tradição oral da comunidade de Muriú, distrito de Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, buscamos: i) mapear os relatos de tradição oral local; ii) verificar como o registro dos relatos de tradição oral da comunidade pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de escrita situadas; iii) ampliar competências de leitura e escrita; iv) analisar os aspectos que caracterizam essas práticas no ensino da escrita; v) organizar um livro com os relatos de tradição oral local, valorizando a cultura da comunidade. A geração de dados teve início no segundo semestre de 2015 por meio de registro em vídeo e em fotografia de diversos eventos de letramento (HAMILTON, 2000), tais como: uma palestra, duas aulas passeio, três visitas a moradores da comunidade de Muriú. A partir desses eventos, várias sessões de escrita e de reescrita colaborativa estão sendo desenvolvidas. A análise (ainda preliminar) de parte dos dados gerados aponta para aspectos que podem contribuir para a ressignificação do letramento escolar.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Interno - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA