Banca de DEFESA: MIDIAM ARAÚJO GOMES

DATA: 14/12/2015
LOCAL: Sala 4 da ECT

Práticas de letramento (in)visibilizadas na Prova Brasil

Prova Brasil, práticas de letramento, leitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Ressignificar o processo de ensino-aprendizagem da leitura por meio de um projeto de letramento com vistas ao desenvolvimento de competências leitoras de estudantes do 9° ano de uma escola pública no município de Extremoz, no Rio Grande do Norte, é o objetivo geral deste projeto de intervenção. Isso porque entendemos que o domínio das competências que envolvem as práticas de ler pode possibilitar, a cada aluno, maior sucesso escolar e uma melhora considerável na autoestima; à escola, um melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e também melhor imagem perante a sociedade; aos professores, o resgate do sentimento de dever cumprido; ao Brasil, a inserção de cidadãos mais preparados para lidar com a escrita no mundo da escola, dos instrumentos nacionais de avaliação, dos negócios, da economia, entre outras esferas de atividade humana. Para tanto, tomamos como ponto de partida a análise de um dos instrumentos avaliativos adotados pelo Governo Federal: a Prova Brasil. Tendo como pressuposto que uma análise do que é exigido nessa avaliação pode nos oferecer pistas dos descompassos existentes entre o que se ensina e o que se aprende na escola citada, de um lado, e, de outro, o que se avalia nesse dispositivo, fizemos a análise do modelo disponibilizado em 2011 pelo Instituto de Estudos e Pesquisas (INEP), a avaliação diagnóstica da importância da leitura e da escrita na vida dos adolescentes do 9o ano do ensino fundamental da escola em que atuamos. Em seguida, desenvolvemos oficinas de leitura e escrita; aplicamos simulados com questões disponibilizadas no site do INEP que compõem o modelo da Prova Brasil; fizemos a análise dos resultados dos simulados e, em seguida, entrevistas com os alunos, divididos em pequenos grupos. Nessa empreitada investigativa, fundamentamo-nos na concepção dialógica de língua(gem), especificamente em Bakhtin ([1929] 2009) e em Stam (1992), na concepção de leitura entendida como prática social (KLEIMAN, 2013) e como processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (SOLÉ, 1998), nos estudos de letramento (KLEIMAN [1995] 2008; TINOCO, 2008) e na vertente metodológica advinda da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). O percurso investigativo desenvolvido ofereceu subsídios tanto para um redirecionamento de ações/estratégias de ensino quanto para a elucidação de práticas (in)visibilizadas que envolvem a participação na Prova Brasil, bem como competências e habilidades que essas práticas exigem e os impactos que um projeto de intervenção especificamente voltado para a Prova Brasil pode trazer aos resultados a serem alcançados pelos estudantes que acompanhamos.

Presidente - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - MARCIA CANDEIA RODRIGUES - UFCG