Banca de DEFESA: MIRELLA MATOSO LETTIERI LEAL DAMASIO

DISCENTE: MIRELLA MATOSO LETTIERI LEAL DAMASIO
DATA: 09/12/2015
LOCAL: A definir

O fenômeno variável da concordância verbal em práticas de escrita no ensino fundamental: uma abordagem sociolinguística

variação, concordância verbal, sociolinguística, prática de escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

O presente estudo intenciona analisar o fenômeno variável da concordância verbal em práticas de escrita de alunos do ensino fundamental, a partir de uma concepção de língua heterogênea e sócio historicamente situada. O estudo investiga o contraste na realização da regra de concordância verbal consoante a abordagem tradicional aos estudos sociolinguísticos, que orienta o estudo da língua em sala de aula. O corpus é constituído por textos de 60 alunos de duas turmas de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Natal (RN). Pressupomos que, apesar da alegada “valorização”, “respeitabilidade” e “adequabilidade” a todas as variedades, advinda das reflexões opositoras à gramática normativa, ainda está presente a imposição de apenas uma forma legítima de variedade. Para a realização desse trabalho, recorremos às reflexões Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista, que trazem suporte teórico-metodológico para análise do fenômeno variável da concordância verbal bem como elementos para o combate às construções ideológicas, que se apoiam nas diferenças linguísticas como pretexto para suas políticas de discriminação e de exclusão social. Os resultados apresentam indícios que corroboram a hipótese inicial de que a abordagem dessa regra variável – fundamentada em gramáticas que pressupõem uma norma única – demonstra inconsistência, uma vez que, nos textos escritos dos alunos, a marcação da concordância se concretiza por uma lógica diferente daquela prescrita e ensinada como uso correto da língua.

Interno - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Externo à Instituição - SILVIA RODRIGUES VIEIRA - UFRJ
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 26/10/2015 11:41