Banca de DEFESA: MARIANA FREIRE RODRIGUES

DISCENTE: MARIANA FREIRE RODRIGUES
DATA: 24/08/2015
LOCAL: Auditório 1 - DPP

O USO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM COMENTÁRIOS CRÍTICOS DE ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Gêneros discursivo / textuais; Comentário crítico; Sequência didática; Operadores argumentativos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Este trabalho teve como objetivo analisar produções (re)escritas de alunos de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Norte, resultantes de uma intervenção pedagógica, isto é, um conjunto de atividades organizadas e aplicadas em sala de aula. Desenvolvemos, então, uma Sequência Didática que possibilitou ações de linguagem, estimulando nos alunos uma reflexão dos elementos constitutivos do comentário crítico, ressaltando a relevância do uso adequado de operadores linguísticos da argumentação com vistas ao estabelecimento da coerência textual em suas produções escritas. Assim, de modo específico, pretendeu-se investigar o uso dos operadores argumentativos na produção de argumentos em comentários críticos, escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, e considerar o impacto dessa ação metodológica no exercício da competência argumentativa nas produções textuais.  O trabalho de campo consistiu de seis encontros, de duas horas cada, abrangendo apresentação da proposta aos alunos, produção inicial, oficinas e produção final, desenvolvidas na Escola Estadual Dr. Graciliano Lordão, junto a uma classe de 9º ano, do turno Matutino. O estudo da bibliografia ancora-se na teoria de Bronckart, Dolz, Schneuwly, Noverraz e Bakhtin, teóricos que defendem uma perspectiva sócio-discursiva e interacionista do ensino de língua e que fundamentam intervenções pedagógicas apropriadas e qualificadas adotadas como eficientes ferramentas de aprendizagem. Quanto aos conceitos da Teoria da Argumentação, baseamo-nos em (DUCROT, 1988), (KOCH 2004), entre outros autores. Esperava-se, para este estudo que, mediante a participação efetiva na intervenção desenvolvida pela professora, os estudantes conseguissem produzir textos nos quais apresentassem que reforçassem o seu ponto de vista, utilizando os operadores argumentativos de forma adequada, o que foi comprovado com a avaliação dos resultados. Ao finalizar o trabalho, pudemos concluir que os alunos conseguem construir argumentos para a defesa de um ponto de vista, sem interferências de ensino sobre argumentação, entretanto, isso por si só não assegura produções ditas “bem elaboradas”, que a escola exige desses estudantes. Dessa forma, entendemos que uma intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente ao texto pode alcançar resultados significativos quando leva em consideração a realidade dos alunos, respeitando e considerando os movimentos deles em todas as fases desse processo de apropriação do conhecimento.

Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - BARBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UESPI
Notícia cadastrada em: 19/08/2015 10:40