Banca de QUALIFICAÇÃO: REIKA GABRIELLE DANTAS DA SILVA

DISCENTE: REIKA GABRIELLE DANTAS DA SILVA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: Sala 303 do CCHLA

O ensino de gramática no Ensino Fundamental: uma proposta de ensino da vírgula

Ensino de gramática, Norma culta, Vírgula; Sintaxe.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Apesar da importância da pontuação na construção de sentido de um texto, sabe-se que nem sempre lhe é dado o destaque que se deve ter. Já no Ensino Fundamental, os alunos começam a estudar o emprego de pontuação. No entanto, o ensino do emprego de pontuação se restringe, geralmente, ao ensino de regras, que, na maioria das vezes, não são assimiladas pelos alunos. Não é difícil encontrar textos, principalmente os que circulam em meios de rápida transmissão de informações, em que o emprego da pontuação se difere do emprego imposto pelos manuais de norma padrão da língua. Apoiados em Barbosa (2011), Bortoni-Ricardo(2005), Faraco (2008), Franchi (2008) e Vieira e Brandão (2011), buscaremos realizar uma discussão acerca da relevância de se estudar gramática na escola, entendido aqui como “o estudo das condições linguísticas de significação”, ou seja, por que as coisas são como são. O estudo da gramática, compreendida desse modo, possibilitaria ao aluno a refletir sobre a sua própria língua e, dessa maneira, compreendê-la e dominá-la. É preciso criar métodos para permitir que o aluno seja mais que um repetidor de regras escolares que, de acordo com Barbosa, constituem em uma artificialidade. Este trabalho visa investigar quais são os erros mais frequentes do uso da vírgula e propor que o ensino da vírgula para alunos do Ensino Fundamental se dê por meio do ensino de sintaxe, pois acreditamos que a dificuldade em empregar a pontuação decorre da dificuldade que o aluno tem em compreender a estrutura de sua língua. Para isso, analisaremos textos dos alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal/RN de modo a investigar quais são os principais desvios relacionados ao emprego da vírgula. A partir disso, buscaremos criar uma sequência didática que permita o aluno refletir sobre a sintaxe da sua língua e sobre o emprego da vírgula de modo que ele saiba utilizá-la de acordo com o sentido que se pretende dar ao texto.

Presidente - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Externo ao Programa - 1451510 - MARIA ALICE TAVARES