Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE CARLA MARCELINO XAVIER

DISCENTE: ALICE CARLA MARCELINO XAVIER
DATA: 29/08/2014
LOCAL: Sala 303 do CCHLA

A retomada anafórica do objeto direto no português da escola

variação, gramática, objeto direto anafórico

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
Partindo de uma perspectiva sociovariacionista (cf. Labov, 2008; Weinreich, Labov, Herzog, 2006), e considerando o estudo de gramática e norma (cf. Franchi, 2001; Faraco, 2008), estudaremos a retomada do objeto direto no português da escola de rede pública, a partir de textos narrativos e dissertativos escritos por alunos do 9º ano – última etapa do ensino fundamental II. Estudos de Duarte e Ramos (a sair) e de Freire (2012) apontam quatro categorias possíveis de retomada do objeto direto: o clítico acusativo, o pronome nominativo, o SN anafórico e o objeto nulo. A partir da análise das duas tipologias de textos - a narrativa por ser mais da ordem de fala, de caráter informal; e a dissertativa, da ordem da escrita, de caráter formal - visamos verificar as categorias empregadas pelos alunos para referenciar o objeto direto. O diagnóstico nos conduzirá a afirmação ou negação da hipótese de que o clítico acusativo, forma prescrita pela gramática normativa e que é tomado como parâmetro de avaliação, não está sendo usado nos textos que requerem uso culto da língua portuguesa, pois vem sendo apagado em detrimento do uso de outras variantes linguísticas, como o objeto nulo. Dessa forma, o clítico acusativo passa a ser recuperado só na escola, nas aulas de gramática normativa, no entanto esse ensino de gramática vem produzindo nos alunos uma aversão à língua vernácula e, ao mesmo tempo, uma incompreensão da gramática normativa. Na tentativa de modificar esse quadro, defenderemos um ensino científico de gramática. Para tanto, criaremos uma sequência didática em que o tratamento dado às aulas de sintaxe, no que concerne ao ensino de objeto direto e suas formas anafóricas, seja científico e reflexivo, no qual o aluno possa refletir sobre as diferentes possibilidades de relações e construções sintáticas e, principalmente, reconheça o que cada uma delas significa e por quê.
variação, gramática, objeto direto anafórico Chave

Presidente - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Externo ao Programa - 1451510 - MARIA ALICE TAVARES