Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA JANINE CABALLERO BEZERRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA JANINE CABALLERO BEZERRA DE MELO
DATA: 29/08/2014
HORA: 09:30
LOCAL: SALA 318 DO DLET
TÍTULO:

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E SEU PAPEL HUMANIZADOR: LEITURA E EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA COM O BEIJO DA PALAVRINHA, DE MIA COUTO


PALAVRAS-CHAVES:

literatura infanto-juvenil africana, ensino, literatura. Humanização.


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

O presente trabalho trata de uma abordagem crítica sobre literatura e ensino a partir da análise de uma obra do universo literário infanto-juvenil, O beijo da palavrinha, do moçambicano Mia Couto, e de uma experiência de leitura em sala de aula alunos com aplicação do livro aludido. Parte-se do pressuposto de que a literatura funciona como um artefato intelectual e afetivo capaz de atuar como exercício do conhecimento, podendo ser vista como instrumento de inclusão social e descobertas para o mundo. Nossa proposta procura analisar como a literatura infanto-juvenil africana, aplicada em sala de aula, pode exercer um papel importante na formação da consciência crítica do leitor, atuando como instrumento de inclusão social e étnica, contribuindo para a constituição da cidadania. Desse modo, partimos do pressuposto de que a obra em análise congrega uma ordem estética e um componente de conhecimento capaz compreender seu papel humanizador, educativo e emancipatório. Para fins de nossa análise, tomamos como referencial de leitura crítica o pensamento de Antonio Candido (2011), sistematizado em seu ensaio “O direito à literatura”, de Antoine Compagnon (2012), em seu livro Literatura para quê; de Leyla Perrone-Moisés, “Literatura para todos”, bem como as reflexões de Adorno (1995), presentes em seu ensaio “Educação e emancipação”. Nessa direção, o foco deste trabalho se encontra na aplicação do texto literário em sala de aula, com vistas à formação de leitores críticos e abertos a uma melhor compreensão do semelhante, considerando o contexto e a presença da literatura infanto-juvenil africana na escola.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1515458 - MARTA APARECIDA GARCIA GONCALVES
Externo ao Programa - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/08/2014 09:03
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