Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS BEZERRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: CARLOS BEZERRA DO NASCIMENTO
DATA: 21/08/2014
LOCAL: CCHLA

Oralidade e Letramento: o debate em sala de aula

Palavras- chave: oralidade, letramento, intervenção, gênero debate.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A presente dissertação apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de Língua Portuguesa no tocante à Oralidade e ao Letramento, por meio do gênero discursivo oral debate, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública municipal da zona norte de Natal/ RN. Objetivamos, assim, ressignificar a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa a partir do caráter interacional da Oralidade e do Letramento. O nosso aporte teórico parte dos estudos do letramento (STREET, 1995; SOARES, 2004; KLEIMAN, 2005; OLIVEIRA, 2010), no que diz respeito à oralidade (ROJO, 2001; MARCUSCHI,2005) e de gêneros discursivos/ gêneros orais (ROJO, 2001; DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), bem como as diretrizes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997). Metodologicamente, este estudo etnográfico (CANÇADO, 1994) consistiu em uma sequência didática para o gênero debate, organizada em quatro momentos distintos: atividades prévias, atividades de planejamento, o debate em sala e a conclusão. Resultados preliminares permitiram observar que: (i) as práticas de letramento dos alunos para a realização do debate ocorreram por meio do processo de aprendizagem colaborativa; (ii) as operações linguísticas mais ativadas pelas equipes no processo de interação verbal foram: a negociação de opiniões, a tomada de turno e a validação das ações.

Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/08/2014 10:21