Banca de QUALIFICAÇÃO: ATERCIANA FONSECA DE VASCONCELOS BARROS

DISCENTE: ATERCIANA FONSECA DE VASCONCELOS BARROS
DATA: 20/08/2014
LOCAL: CCHLA

A REESCRITA DE TEXTOS: uma alternativa qualitativa para ressignificar a produção textual no Ensino Fundamental

PALAVRAS – CHAVE: Letramento Crítico. Produção textual. Reescrita de textos. Escrita colaborativa. Ensino Fundamental.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Nas últimas décadas, em muitos países, inclusive no Brasil, vem se intensificando as discussões em torno da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país. O ponto central dessas discussões centra-se, principalmente, na implementação de práticas pedagógicas que contribuam para formar leitores e produtores de textos proficientes, capazes de interagir através da escrita em diferentes contextos comunicativos. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo o processo de produção textual escrito no contexto escolar do Ensino Fundamental, com ênfase no processo de reescrita. Nessa direção, objetivamos investigar até que ponto uma atuação mediadora do professor, no processo de reescrita de seus alunos, contribui para o aluno aprimorar seu texto de forma significativa. Teoricamente, buscamos contribuições nos estudos do letramento, especificamente, no que concerne ao conceito de letramento crítico; nas abordagens de escrita; no processo de escrita colaborativa e na concepção bakhtiniana de linguagem. Metodologicamente, este estudo etnográfico crítico se insere no campo da Linguística Aplicada e adota a abordagem qualitativa da pesquisa de cunho interpretativista e colaborativo. A análise dos dados permite observar a relevância do processo de reescrita colaborativa na apropriação de habilidades textuais e na consolidação da prática de revisar textos como fonte inesgotável de reflexões, aprendizagens e aperfeiçoamento contínuo.

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1350248 - ADRIANO LOPES GOMES
Externo ao Programa - 277353 - HENRIQUE EDUARDO DE SOUSA
Externo à Instituição - MARIA NIVIA DANTAS - F.M.Nassau