Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS DE OLIVEIRA

DATA: 29/08/2014
LOCAL: CCHLA

O GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA: PROPOSTA DE ENSINO PARA O 9º ANO

Carta argumentativa. Gênero. Produção escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O ensino da língua portuguesa foi objeto de crítica a partir da década de setenta, por estar focado no paradigma prescritivista. Os resultados desse ensino tradicional foram caracterizados pela ineficiência, com professores sem saber o que fazer em sala de aula e alunos abandonando a escola, ainda no ensino fundamental. A partir das décadas de oitenta e noventa, novas teorias no campo da Linguística foram publicadas, apontando para o estudo do texto e não para a língua como sistema abstrato. Essa concepção foi acatada pelos documentos oficiais reguladores da educação nacional. Estes, quanto ao ensino da língua portuguesa, recomendaram que o texto, materializado no gênero, passasse a ser o seu objeto de ensino. Portanto, nessa perspectiva, o presente projeto propõe um trabalho de intervenção direcionado para o ensino da prática de escrita do gênero Carta Argumentativa. Os objetivos específicos são: averiguar a prática de escrita da turma; diagnosticar seu conhecimento prévio sobre o gênero Carta Argumentativa; oportunizar ao aluno a compreensão e discussão de situações comunicativas que ensejem a produção escrita de carta argumentativa e promover a prática escrita desse gênero, com base em situações comunicativas originadas das próprias experiências dos alunos. Visando ao alcance desses objetivos, quanto aos aspectos teóricos, os fundamentos são Markuschi (2006); Koch (2002); Bezerra (2002); Brasil (2001). No tocante aos aspectos metodológicos , destacam-se Severino (2014); Lopes-Rossi (2006); Oliveira; Tinoco; Santos (2011). Os dados a serem gerados e analisados estarão vinculados à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação.

Externo ao Programa - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Externo à Instituição - CELIA MARIA MEDEIROS BARBOSA DA SILVA - UnP