Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE ARAÚJO COUTINHO

DISCENTE: ADRIANA DE ARAÚJO COUTINHO
DATA: 20/08/2014
LOCAL: SALA DO DELET

Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana

Leitura; gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013.  Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio-histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio-históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio-historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura  exige uma compreensão crítica do contexto.

Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS