Banca de DEFESA: ANA LUCIA HENRIQUE DE SOUZA

DISCENTE : ANA LUCIA HENRIQUE DE SOUZA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Por videoconferência

SEGURANÇA DO PACIENTE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA USO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA.

Segurança do Paciente. Cheklist. Lista de Verificação. Processos de Enfermagem.

A segurança do paciente é peça fundamental na garantia à saúde de qualidade, sendo uma temática atual, relevante e amplamente discutida, uma vez que envolve ações promovidas para reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde. Este trabalho versa sobre a segurança das pacientes submetidas à Cirurgias de Alta Frequência (CAF), realizadas no ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC),vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Considerando as inúmeras intercorrências que culminam com a exposição das pacientes à eventos adversos (EA) tanto no decorrer da CAF, quanto no pós atendimento, surgiu a necessidade de elaborar um instrumento normatizador dos cuidados de enfermagem, de modo a padronizar a assistência prestada. Assim, o objetivo geral foi construir e validar um checklist de segurança para cirurgias de alta freqüência a partir da sistematização de informações que permitissem a elaboração, da validação do conteúdo e aparência e da avaliação do índice de confiabilidade do instrumento. O método para desenvolvimento do estudo foi a pesquisa metodológica com abordagem mista. A coleta dos dados foi feita por meio de um instrumento composto por questões objetivas e subjetivas relativas aos procedimentos e a técnica utilizada para determinar a amostra foi a “snowball”. Foram  convidados vinte profissionais,denominados de juízes, dentre enfermeiros, docentes e técnicos de enfermagem atuando na MEJC, obtendo-se a participação de oito deles. Para medir a concordância quanto a relevância dos itens, utilizou-se o Índice de Validade do Conteúdo (IVC). O alfa de Cronbach foi utilizado para avaliar a consistência interna (confiabilidade) do instrumento elaborado. O checklist foi submetido à uma única rodada de validação por meio da técnica Delphi, sendo considerados validados os conteúdos que atingiram o score mínimo de 0,80 ou mais. Os resultados indicam que, quanto ao conteúdo, os IVC ‘s alcançados foram, em sua maioria, iguais a 1,00, sendo os IVC’s totais iguais a 0,99 nas quatro perspectivas avaliadas (clareza, pertinência, objetividade e redação dos itens). Em relação a abrangência, os índices obtidos foram todos iguais a 1,00, mesmo com a sugestão de pequenas alterações. Quanto a confiabilidade geral, o instrumento apresentou consistência interna quase perfeita (alfa de Cronbach de 0,94). Considerando os resultados obtidos, conclui-se que houve concordância estatística entre os juízes, indicando a adequação para uso na prática/clínica do instrumento denominado Checklist da Cirurgia de Alta Frequência- CCAF, produto final dessa pesquisa, que, espera-se, terá impactos positivos entre as pacientes, a equipe de saúde e a instituição ao minimizar a ocorrência de eventos adversos antes, durante e após a realização da cirurgia,  contribuindo para uma assistência cada vez mais segura e humanizada.

Externa à Instituição - ANUSKA IRENE DE ALENCAR - UFRN
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO