Banca de DEFESA: LORENNA MARIELE BEZERRA DE MEDEIROS

DISCENTE : LORENNA MARIELE BEZERRA DE MEDEIROS
DATA : 18/04/2022
LOCAL: meet.google.com/hxi-kcke-zxa

Argumento de Inclusão Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Argumento de Inclusão. Ações Afirmativas. Políticas Públicas. Acesso ao ensino superior. Bonificação.

A Universidade Federal do Rio Grande – UFRN como forma de implementar uma Política de Interiorização, visando colaborar com o desenvolvimento do interior onde seus campi estão localizados, criou o Argumento de Inclusão Regional – AIR como instrumento a ser utilizado pelos candidatos à ingresso na graduação que residem nas cidades e arredores dos campi, não restringindo o seu alcance apenas ao Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo também uma parte da Paraíba. O Objetivo do estudo reside na análise do AIR sob diversos aspectos, desde a sua concepção, passando pela sua implantação, utilização, comparação com outros instrumentos semelhantes aplicados por outras instituições de ensino, resultando em um exame pormenorizado do instrumento. O trabalho apresenta a natureza do AIR como Ação Afirmativa e discorre sobre os fundamentos desta, e a relaciona com o tema das Políticas Públicas, essenciais para o desenvolvimento da educação e do crescimento regional. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta uma natureza predominantemente aplicada, tem como forma de pesquisa a exploratória, e no tocante a abordagem do problema é caracterizada por ser quali-quantitativa, e usa da pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Após análise de dados e informações foi possível constatar que o AIR é efetivo no que se propõe, todavia ao verificar alguns critérios dos ingressos de alunos antes do seu advento ficou perceptível que não seria necessário se a forma de ingresso continuasse a ser o vestibular. Com uma nova forma de acesso ao ensino superior mais democrática e universal, vislumbrou-se a necessidade do AIR para combater a evasão e estimular o acesso da população da região ao ensino público. O resultado do trabalho indica que é necessário a criação de uma comissão para atualizar a Resolução nº 177/2013 – CONSEPE/UFRN.

Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externo à Instituição - PAULO AFONSO DE ARAUJO QUERMES
Presidente - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
Notícia cadastrada em: 08/04/2022 14:03