Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VALQUIRIA SALVIANO DAMASCENO

Política Ambiental e o Endomarketing: diagnóstico em uma Unidade
Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Política Ambiental. Endomarketing. Sustentabilidad

As instituições públicas e privadas vêm buscando a melhor forma de minimizar os problemas ambientais. Este trabalho tem como objeto de estudo diagnosticar como acontece a Política Ambiental do laboratório de Bioquímica e Análise de Alimentos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – FACISA, com base no Sistema de Gestão Ambiental da ISO 14001 e na técnica do Endomarketing, durante o período do segundo semestre de 2020 e no primeiro e segundo semestre de 2021. E como objetivos específicos: analisar como é feita a divulgação da Política Ambiental do laboratório no ambiente interno da unidade da Facisa; identificar quais as medidas de biossegurança que o laboratório adotou no momento de retorno parcial das atividades práticas, no período do primeiro semestre de 2021, para prevenir danos aos servidores e meio ambiente; analisar o papel do endomarketing na divulgação da Política Ambiental do laboratório no ambiente interno da unidade da Facisa; sugerir medidas que aprimorem a Política Ambiental do laboratório. Como produto final, pretende-se elaborar uma cartilha com medidas de aprimoramento da Política Ambiental, com base no Sistema de Gestão Ambiental –SGS, visando também atender as normas de biossegurança no enfrentamento ao COVID-19. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, é do tipo descritiva, de natureza qualitativa e utilizará do método indutivo. A pesquisa será realizada com 4 (quatro) docentes e 73 (setenta e três) discentes do curso de Nutrição que utilizaram o laboratório no primeiro e segundo semestre de 2021, período em que ocorreram as atividades práticas da Facisa. O instrumento de coleta escolhido foi o questionário, este foi estruturado por perguntas em sua maioria fechadas e será aplicado de forma online, sendo enviado para o endereço eletrônico dos respondentes. Para avaliação e validação será aplicado um pré-teste para identificar possíveis falhas e evitar dúvidas aos respondentes no momento de responder o instrumento de coleta.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES