CONTEXTO DE TRABALHO E BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO SETOR PÚBLICO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
CONTEXTO DE TRABALHO; BEM ESTAR NO TRABALHO; PROFISSIONAIS DE SAÚDE; COVID-19.
A pandemia da COVID-19 demandou uma reorganização dos processos de trabalho e dos fluxos assistenciais nas instituições de saúde, o que pode ter impactos físicos, psicológicos e sociais entre os profissionais e afetar a saúde e o bem-estar desses servidores. Diante disso, este estudo teve por objetivo analisar a influência dos aspectos relacionados ao contexto de trabalho sobre a saúde e o bem-estar de parte dos profissionais de saúde atuantes na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em tempos de pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo descritivo, de delineamento transversal e com uma abordagem mista. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos (questionário sociodemográfico e funcional e Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho) com o auxílio da ferramenta online Google Forms. A pesquisa foi realizada na DAS-UFRN, localizada no município de Natal-RN. O público alvo foram os profissionais de saúde atuantes (de forma total ou parcialmente presencial), na referida diretoria. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos, sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos indicaram que os aspectos inerentes ao contexto de trabalho da DAS (condições, organização do trabalho e relações socioprofissionais) propiciam um ambiente acolhedor, motivador e que favorece a saúde e bem-estar dos profissionais. No entanto, observou-se que a pandemia da Covid 19 teve um impacto negativo na saúde dos trabalhadores. As sugestões de melhorias, em sua maioria, foram relacionadas a reestruturação do ambiente e do processo e fluxo de trabalho, retorno da equipe, apoio psicológico e de gestão, alem de treinamento de pessoal quanto às novas ferramentas de trabalho. Espera-se que o estudo contribua com a gestão pública, fornecendo informações relativas ao trabalho e bem-estar dos servidores visando possíveis melhorias no gerenciamento de processos institucionais .