Banca de QUALIFICAÇÃO: ALVARO RAMOS DE FIGUEIREDO

DISCENTE : ALVARO RAMOS DE FIGUEIREDO
DATA : 08/07/2021
LOCAL: meet.google.com/awp-zqnt-bpi

ANÁLISE DA INTERFACE DO MÓDULO CENTRAL DE ESTÁGIOS DO SIGAA NA UFRN COM FOCO NO PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR DE ESTÁGIO

Estágio curricular supervisionado. Módulo Central de Estágios do SIGAA.
Professor Orientador de Estágio. Acompanhamento do estágio.

O estágio curricular supervisionado é uma ferramenta pedagógica estratégica dentro de uma instituição de ensino. É através dessa atividade que o estudante costuma ter seu primeiro contato com o mundo produtivo do trabalho, sendo muitas vezes um divisor de água em sua formação profissional. Porém existe uma preocupação constante nas instituições para que essa ferramenta não seja desviada de seu caráter, o que movimenta recursos e esforços de diversas maneiras. Na UFRN o estágio é gerenciado e registrado no Módulo Central de Estágios, que compõe o sistema oficial de registro da instituição. Esse subsistema surgiu para sanar diversas dúvidas que havia na instituição e padronizar diversos procedimentos, como da emissão e modelo do Termo de Compromisso de Estágio, Plano de Atividades, dos Convênios de Estágio e da facilidade de acesso à informação referente ao estágio de um estudante. Entretanto, percebe-se na rotina de trabalho com essa ferramenta que ainda existem limitações principalmente no que diz respeito ao acompanhamento e avaliação do estágio na relação entre o Supervisor de Campo, Professor Orientador e o educando. Sendo assim, esse projeto tem por objetivo elaborar uma lista de recomendações para o módulo Central de Estágios do SIGAA a partir da perspectiva do Professor Orientador de Estágio. Para isso, deverá ser realizado um estudo de caso na UFRN, utilizando-se da abordagem do Design Thinking, onde na fase de imersão deve ser realizado Análise Documental sob a legislação externa e interna pertinente e os registros presentes no SIGAA, um mapeamento dos processos atuais do sistema, o uso de questionários online com o público de interesse, e o desenvolvimento de grupos focais e avaliação cooperativa com professores orientadores de estágio. Devem ser usados a técnica da Análise de Conteúdo, criação de personas, cartões de insights, além de buscar modelar os processos e usar ferramentas como o diagrama de causa e efeito para relacionar e identificar erros presentes, para então na fase de ideação gerar e decidir ideias que possam solucionar os problemas encontrados através de técnicas com o Brainstorming, cardápio de ideias e matriz de posicionamento. Enfim, o projeto deve propor um sistema que possa solucionar possíveis falhas e problemas no Módulo Central de Estágios partindo da perspectiva de uso do professor orientador, com processo remodelados em busca de maior efetividade.

Externo à Instituição - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO