Banca de DEFESA: ANA CAROLINA RODRIGUES CHAVES

DISCENTE : ANA CAROLINA RODRIGUES CHAVES
DATA : 02/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/gwd-mbwv-xxt

A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO NO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Evasão. Ensino superior. Ciências Humanas. Gestão de Políticas Públicas.

Dados gerenciais do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm gerado alerta: o grande número de alunos que não conclui o curso. Trata-se da evasão universitária, definida como o abandono do curso antes de sua conclusão. Este estudo trata da problemática da evasão universitária no curso de Gestão de Políticas Públicas sob a perspectiva de estudantes desligados do curso entre os anos de 2009 a 2019, buscando elucidar forma de ingresso, fatores que influenciaram a escolha do curso, motivos do abandono e o perfil dos evadidos. Foi usado como instrumento de pesquisa questionário online, a partir do qual os participantes responderão sobre o que lhes fizeram se evadir do curso e se, em suas opiniões, algo poderia ter evitado isso. Em seguida, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, tendo como resultado um diagnóstico institucional, a fim de se obter investigação que propiciasse uma visão integral da situação pesquisada. Os dados obtidos revelaram que entre os fatores externos a dificuldade de conciliação entre o estudo e o trabalho” foi o fator mais apontado como determinante para o abandono da graduação. Já no tocante aos fatores internos, os “motivos pessoais”, segundo os respondentes, foram decisivos na definição do rumo acadêmico. Também foi exposto pelos participantes que a “falta de orientação no início e durante o curso” contribuiu para a evasão. Esse fator merece ter uma maior relevância, por ser um suporte institucional. Com esse estudo, buscou-se compreender e intervir sobre o fenômeno evasão no contexto do ensino superior, em especial do curso de GPP da UFRN, podendo ser visto como uma contribuição de ações que viabilizem a redução das taxas de evasão na instituição.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externo à Instituição - ROMULO ANDRADE DE SOUZA NETO
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 00:10