Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA RODRIGUES CHAVES

DISCENTE : ANA CAROLINA RODRIGUES CHAVES
DATA : 18/03/2021
LOCAL: meet.google.com/rmq-jytq-vfb

A PROBLEMÁTICA DA EVASÃO NO CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Evasão. Ensino superior. Ciências Humanas. Gestão de Políticas Públicas.

Dados gerenciais do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm gerado alerta: o grande número de alunos que não conclui o curso. Trata-se da evasão universitária, definida como o abandono do curso antes de sua conclusão. Este estudo tratará da problemática da evasão universitária no curso de Gestão de Políticas Públicas sob a perspectiva de estudantes desligados do curso pelo tipo de cancelamento “abandono de curso”, entre os anos de 2009 a 2019, buscando elucidar forma de ingresso, fatores que influenciaram a escolha do curso, motivos do abandono e o perfil dos evadidos. Será usado como instrumento de pesquisa questionário online, a partir do qual os participantes responderão sobre o que lhes fizeram se evadir do curso e se, em suas opiniões, algo poderia ter evitado isso. Em seguida, os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se o Excel para tratamento dos mesmos. O resultado será um diagnóstico institucional, que é o meio de investigação ideal para se ter uma visão integral e  fiel da situação, possibilitando a identificação do perfil dos estudantes evadidos, bem como os motivos que os levaram a se evadir. Assim, será possível compreender as razões dos altos índices de evasão e vislumbrar estratégias que visem a minimizar essa problemática.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externa ao Programa - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO