Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GLEYCIANE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA GLEYCIANE DA SILVA
DATA : 01/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/qnw-nkqt-xpx
TÍTULO:

ESTUDO SOBRE A FLEXIBILIZAÇÃO FUNCIONAL DO ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA IFES


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão por competências. Capacitação de servidores. Flexibilização funcional. Treinamento no trabalho. Rotação de funções.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Algumas alterações ocorridas a partir de 2018, decorrentes de políticas governamentais e iniciativas legislativas, evidenciam novas tendências no gerenciamento de pessoas nas organizações públicas, dentro de um contexto que alcança as Instituições Federais de Ensino Superior. Tais intercorrências apontam para cenários de limitação no ingresso de servidores, além de novas exigências no preparo da força de trabalho pública para mudanças e substituições em serviço, demonstrando necessidades relacionadas com a otimização de recursos humanos. Nesse sentido, as abordagens de flexibilidade organizacional e o desenvolvimento de competências relacionadas com adaptabilidade e autonomia ganham contornos enquanto estratégia reativa, integrando iniciativas de treinamento no trabalho e práticas experienciais em capacitação no serviço público, como a rotação de funções (job rotation). Considerando esse panorama, a pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas e práticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no desenvolvimento de competências relacionadas com flexibilidade funcional para o cargo de Assistente em Administração, público-alvo da investigação, atendendo a demandas de adaptabilidade funcional. Na mesma linha de investigação, a pesquisa ainda se volta para os novos preceitos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas implementada pelo Decreto no 9.991/2019. O estudo pode ser classificado como descritivo, estudo de caso, de natureza aplicada e predominantemente qualitativo. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, como etapa primeira recorreu-se a fontes bibliográficas e documentais para execução da imersão inicial no ambiente pesquisado, através da identificação e análise de documentos estratégicos da UFRN, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029 e do Plano de Gestão 2019-2023. A segunda etapa da pesquisa será direcionada para a coleta de dados primários, percorrendo o processo de imersão mais aprofundada no ambiente investigado, por meio da realização de entrevista, com abordagem qualitativa de análise, e de questionário, com abordagem quantitativa e qualitativa de análise. Para a apresentação da convergência dos resultados a partir de todas as informações colhidas, pretende-se utilizar como procedimento estratégico a triangulação metodológica. Como produto final, e a partir dos resultados alcançados, pretende-se modelar uma iniciativa que tenha potencial para desenvolver competências relacionadas com adaptabilidade funcional para o Assistente em Administração da UFRN, por meio de processos mais autônomos de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Presidente - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externa ao Programa - 1718044 - PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/02/2021 13:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao