Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO AUGUSTO DA COSTA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO AUGUSTO DA COSTA FERREIRA
DATA : 20/01/2021
HORA: 16:30
LOCAL: https://meet.google.com/ewm-kgvd-udk
TÍTULO:

Instituição de um Núcleo para Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação em uma IFES


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança da Informação. CSIRT, Núcleos de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação, Instituição Federal de Ensino Superior.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

A segurança da informação nos dias atuais ganha importância cada vez mais relevante. Em particular, as instituições públicas, movidas pelo desejo de alcançar a eficiência em seus processos têm dado maior atenção a esse ramo de estudos da ciência da computação. Dentro desse contexto, os CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) – Núcleos de Tratamento e Resposta a Incidentes em Segurança da Informação – tem se tornado comuns em diversas instituições. Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa associada a um projeto de intervenção aplicado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando a instituição formal de um CSIRT que trabalhe segundo as melhores práticas encontradas na literatura atual, de forma a promover nela a melhoria da segurança em seu ambiente computacional. Para alcançar tais objetivos, propõe-se a adoção da abordagem visual LCC (Life Cycle Canvas) enquanto estratégia metodológica e o framework ágil Scrum para coordenar as entregas dos produtos decorrentes desse projeto de intervenção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo ao Programa - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo ao Programa - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 08/01/2021 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao