Banca de DEFESA: VALESKA MARIANA DIAS MELO

DISCENTE : VALESKA MARIANA DIAS MELO
DATA : 06/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/yff-ufps-tjp

Proposta de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019-2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Execução da Estratégia. Plano de Gestão. Guia Estratégico.

Sabe-se que o processo de execução da estratégia nas organizações envolve diversos aspectos interrelacionados, como o engajamento de colaboradores, comunicação ativa, desenvolvimento de competências e flexibilidade para adaptar-se às recorrentes mudanças internas e externas à organização que ocorrem no contexto social, político e econômico. Essas vertentes caracterizam o processo de implementação da estratégia como um fenômeno complexo, as quais apresentam diversos desafios para as organizações, em especial para as Instituições de Ensino Superior, já que em razão de sua natureza pública, apresentam recursos escassos e estão imersas em um ambiente complexo. Em se tratando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), houve mudança na alta gestão da instituição em 2019, sendo elaborado um novo Plano de Gestão o qual orientará a Administração Central da Universidade durante a vigência de quatro anos. Esse novo plano rompe com o modelo utilizado nas gestões anteriores, logo, sua execução é considerada um desafio. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca possibilitar uma execução mais efetiva do novo plano de gestão, a partir do desenvolvimento de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019 – 2023 da UFRN,o qual objetiva ser um instrumento didático que auxilie e oriente os gestores da instituição na execução e monitoramento da estratégia do plano. O Guia desenvolveu-se por intermédio da estratégia metodológica estudo de caso, fruto de grupos focais realizados com a equipe da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, bem como com o Pró-reitor de Planejamento da Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN. Ademais, além dos dados de origem da análise de conteúdo dos grupos focais, também estão relacionados os conceitos apreendidos nas consultas às bases da literatura, pesquisa documental ao Plano de Gestão da UFRN e observação participante. A partir dos resultados extraídos dos grupos focais, foram desenvolvidas as diretrizes estratégicas que compõe o Guia Estratégico, agrupadas em torno de temas como Planejamento, Participação e Engajamento, Comunicação, Gestão de Pessoas e Competências, Controle e Monitoramento e Avaliação e revisão da estratégia. Embora esses temas sejam comumente discutidos nos estudos sobre execução da estratégia, foi possível trazer novos elementos de análise, já que a pesquisa buscou alinhar esses fatores considerando o modelo de gestão adotado pela UFRN.

Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo à Instituição - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS - UFERSA
Externo à Instituição - RAFAEL RODRIGUES DA SILVA - IFRN