Banca de DEFESA: RODRIGO RANIERE XAVIER CABRAL

DISCENTE : RODRIGO RANIERE XAVIER CABRAL
DATA : 28/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/edz-ujtf-nns

A LIDERANÇA EFICAZ NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: Uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior

Processo de liderança. Liderança na alta gestão. Liderança eficaz. Práticas de liderança exemplares. Liderança universitária. Liderança transformacional.

O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL – Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.

Presidente - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externo ao Programa - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS