Banca de DEFESA: FRANCOIRA QUEIROZ DE CASTRO GOMES OLIVEIRA

DISCENTE : FRANCOIRA QUEIROZ DE CASTRO GOMES OLIVEIRA
DATA : 02/10/2020
LOCAL: Por videoconferência

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICABILIDADE DAS PESQUISAS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

Informação em Saúde; Saúde do Trabalhador; Gestão de ensino e pesquisa; Hospital Universitário Onofre Lopes.

O Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL é uma instituição de referência que, além de prestar serviços de assistência médico-hospitalar a um grande contingente populacional, configura-se como principal campo de práticas para atividades de ensino e pesquisa acadêmica na área de saúde do estado do Rio Grande do Norte. Os profissionais que atuam no HUOL frequentemente são objeto de diversas investigações, isto porque é de grande importância o conhecimento sobre suas condições materiais, físicas e psicológicas, para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a prestação de serviços de qualidade. A presente investigação teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa e produção do conhecimento para o bem estar dos profissionais da saúde no âmbito do HUOL. Para isso, inicialmente foi feita uma Revisão Integrativa, de modo a sistematizar informações, sobre os estudos desenvolvidos no âmbito do HUOL que tiverem como foco, tais servidores durante os anos de 2014 a 2019 e, na sequencia, uma pesquisa descritiva visando uma maior compreensão de como funciona o registro e acompanhamento, bem como, os desafios na aplicabilidade dos resultados. Foi constatado que o Comitê de Ética em Pesquisa configura-se como instância central no registro e monitoramento dos projetos. Observou-se,também, que a divulgação dos resultados dos estudos é muito restrita, havendo pouca visibilidade quanto a aplicabilidade e importância, do que é produzido pelos que desenvolvem estudos, utilizando o HUOL como lócus de pesquisa. Diante deste cenário, se propõe a elaboração de um protocolo específico que permita relacionar os resultados obtidos à ações concretas, promovendo, assim, uma maior aplicabilidade das pesquisas e a melhoria da saúde e bem estar dos trabalhadores do HUOL.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA SILVA - UES - RN