Banca de DEFESA: JOSE TELES DA SILVA NETO

DISCENTE : JOSE TELES DA SILVA NETO
DATA : 31/08/2020
LOCAL: Link para sala de videoconferência: https://meet.google.com/yuk-ksnk-bnt

MELHORIA DO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROJETOS ACADÊMICOS GERIDOS PELA FUNPEC: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEAN-OFFICE.

Projetos Acadêmicos; Prestação de Contas; Lean-office; Fluxo de Valor;

Link para sala de videoconferência: https://meet.google.com/yuk-ksnk-bnt

As Fundações de apoio são instituições de natureza privada, que a partir da edição da Lei nº 8.958 de 20 de dezembro de 1994 estabeleceram relações com as instituições federais de ensino superior como forma de dar apoio a projetos que auxiliem a concretização da sua atividade-fim (ensino-pesquisa e extensão). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN) tem como sua fundação parceira a FUNPEC – Fundação Norte-Rio-Grandense de Ensino Pesquisa e Cultura que a apoia na gestão administrativa/financeira de 154 projetos acadêmicos vigentes, nesse ano de 2020, tendo um volume de recursos transacionados de aproximadamente 569 milhões de reais. Dentro desse contexto, a universidade é responsável pelo controle e fiscalização das atividades relacionadas aos projetos acadêmicos, em sua dimensão financeira e acadêmica. Diante disso, o presente trabalho tem objetivo desenvolver uma proposta de melhoria do processo de prestação de contas dos projetos acadêmicos geridos pela FUNPEC à luz dos conceitos relacionados ao lean-office, trazendo consigo ideais da “produção enxuta” em ambiente fabril para o contexto administrativo, com o intuito de mitigar ou eliminar desperdícios, utilizando como ferramenta principal o mapeamento de fluxo que valor (MFV), discutindo quais etapas do processo agregam valor, não agregam valor, mas são necessárias e quais atividades não agregam valor, para a partir daí efetuar a proposição de melhorias e a diminuição dos gargalos operacionais, através de eventos kaizen. Este estudo é descritivo, quanto à sua natureza é de uma abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos adota o estudo de caso. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, usou-se da pesquisa documental na Coordenadoria envolvida no processo, bem como a utilização da metodologia do grupo focal para compreensão de todas as etapas do processo, sintetizando os dados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após essas etapas, foi verificado que o processo possui desperdícios relacionados a espera, movimentação desnecessária, estoque e defeitos,  que o deixam pouco eficiente e dificultam o andamento do mesmo. Diante desses desperdícios, foi proposto um mapeamento do fluxo de valor em estado futuro e um plano de ação com o objetivo de melhoria contínua, com aplicabilidade imediata na percepção dos analistas. Dessa forma, o presente trabalho buscou contribuir para uma maior fluidez do processo de prestação de contas, bem como melhoria na qualidade e confiabilidade das informações nele contidas.

Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - BRUNO CAMPELO MEDEIROS - IFRN
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 14:34