Banca de DEFESA: ANGELICA ANDRADE FERREIRA DE MELO

DISCENTE : ANGELICA ANDRADE FERREIRA DE MELO
DATA : 21/07/2020
LOCAL: videoconferência

CONTEXTO DE TRABALHO E SAÚDE PSÍQUICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES-GESTORES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Gestão universitária. Contexto de trabalho. Saúde psíquica.

Link para sala virtual: meet.google.com/yez-fmfq-ptc

O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência do contexto sócio-histórico vivenciado. O contexto de trabalho e a forma como as pessoas se relacionam com ele poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando que os gestores universitários vivenciam enormes desafios na gestão das universidades públicas, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online com seis participantes, totalizando 12 gestores.  Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Primeiramente, buscou-se compreender como tem sido a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (Ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os propulsores são: Capacitações e desenvolvimento; Apoio institucional; Sistemas informatizados; Colaboração do vice, da secretaria, e de outros gestores; Planejamento; Melhorias nos processos de trabalho; e Estratégias de conciliação de papéis. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de diagnóstico por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.

Externo ao Programa - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Externa à Instituição - TATIANA DE LUCENA TORRES - UFPB