Banca de DEFESA: MARIA ERMINIA DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARIA ERMINIA DO NASCIMENTO
DATA : 30/06/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

MEMORIAL JUNDIAÍ: SUBSÍDIOS HISTÓRICOS PARA A GESTÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA PIONEIRA DO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA NO RIO GRANDE DO NORTE

Jundiaí, Educação Profissional, Campo de Demonstração Agrícola, Memória.

LINK PARA SALA VIRTUAL: meet.google.com/avu-psho-gwa

Este trabalho trata sobre a história e a memória de um estabelecimento pioneiro de Ensino Profissional Agrícola do Rio Grande do Norte na perspectiva de contribuição para a gestão institucional do patrimônio histórico edificado. Buscou-se responder a seguinte indagação: em que medida determinadas edificações da atual Escola Agrícola de Jundiaí/EAJ - são originárias do Campo de Demonstração Agrícola(1913) e da Escola Prática de Agricultura criada em 1949 - oferecendo condições de funcionamento para uma Instituição de Ensino Profissional Agrícola do RN e que representam a sua memória histórica? Para responder à problematização e alcançar os objetivos propostos, a análise desta pesquisa adotou o Método Histórico de Abordagem Hipotético-Dedutivo com vistas à elaboração do Diagnóstico Institucional da EAJ utilizando referências teóricas em Waisman(2013), Magalhães(2004), Le Goff(2003), Halbwachs(2003), Choay(2001). Apropriou-se de documentos escritos e icnográficos em D’Oliveira (1999;2009) e do Inventário dos Bens Móveis, Imóveis e Semoventes e Ofício Relatório do primeiro diretor da Escola Pratica de Agricultura/EPA, Dr. Nilo Albuquerque elaborado em 1952.  Quanto à pesquisa bibliográfica de aporte histórico em Ghiraldelli Junior(2009); Cunha(2000); Santos(1994); concernentes à Administração e Gestão Institucional Pública em Camargo(2016), Di Pietro(2015), Silva(2013); Maiczuk e Andrade Júnior(2013). Além de depoimentos informais à autora; fontes documentais – Leis, Decretos, Regulamentos e Mensagens governamentais; livros de movimento escolar. Constatou-se por meio da pesquisa que os monumentos históricos da EAJ representam valioso patrimônio cultural impregnado de memória e história de Ensino Profissional Agrícola do RN. Diante disto requer a implementação de Gestão Institucional que comtemple a adoção de medidas preservacionistas.

Presidente - 603.178.174-34 - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - UFPB
Externa à Instituição - EDILENE MARIA DA SILVA - UFPE